ARTIGOS

A Contabilidade e a Recuperação Empresarial

Como a contabilidade pode ajudar na Alavancagem de uma empresa?
quarta, 11 de setembro de 2019

Claro, que tudo inicia com um processo de registro e controle de todos os fatos ocorridos na empresa, que de maneira organizada podem ser demonstrados na Demonstração de Resultados do Exercício e no Balanço Patrimonial. Com essas demonstrações, e com as informações corretas da empresa, é possível estudar o Grau de Alavancagem Operacional (GAO) e o Grau de Alavancagem Financeiro da empresa (GAF).

Através do GAO é possível detectar os níveis máximos possíveis de Receita versus os níveis máximos possíveis de Lucro Operacional, com base nos custos e despesas fixas operacionais atuais. O GAO demonstra o quanto a empresa pode crescer com base nas estruturas existentes, podendo possibilitar planejamentos e estabelecimento de METAS e Objetivos Estratégicos.

Através do GAF é possível analisar os níveis de Alavancagem do Lucro Operacional, com base nos custos e despesas financeiras existentes. Isso possibilita uma análise criteriosa nos financiamentos e fontes de recursos obtidos pela empresa, e no seu potencial de retorno ao negócio. Ao buscar recursos no mercado, precisamos analisar o retorno desses recursos de forma efetiva no lucro operacional da empresa, nesse sentido o cálculo do GAF possibilita tirar essas conclusões, pois, a busca de recursos no mercado precisa ser feita de forma estratégica e rentável.

Saber o momento de aumentar despesas fixas é sem dúvida uma informação valiosa, pois errar nesse momento significa prejuízo na certa. Muitas vezes não sabemos a capacidade da nossa estrutura e saímos aumentando o quadro de funcionários, aumentando despesas em geral, etc., mas isso pode aumentar o tamanho do nosso problema.

Logo, também é de suma importância saber o momento de buscar dinheiro junto às fontes de recursos, bancárias, sócios, investidores, etc. Muitas vezes evita-se a falência por agir de forma pensada e no momento certo, pois depois que a TESOURARIA, ficar negativa, ações estratégicas passam a ficar mais difíceis, e sobram as ações imediatas, doloridas e caras.

Se passarmos o tempo todo desenvolvendo ações imediatas, importantes, sem focar nas estratégicas, ou fundamentais, passaremos o tempo todo atarefados e trabalhando muito, porém, sem ter os resultados desejados, pelo tempo investido na gestão dos negócios da empresa.

A contabilidade é a Ciência da Riqueza! Precisamos utilizá-la da maneira adequada e agir na hora certa com base em informações seguras, a fim de maximizarmos o potencial da nossa estrutura fixa, e no momento certo expandir com a busca de dinheiro no mercado, maximizando o lucro.

 

Fonte: Joarês Tártari
 
Facebook Twitter Google Plus WhatsApp

Escritório de Contabilidade Gerencial.
Contabilidade com responsabilidade e ética.

Qualidade dos serviços prestados aliada ao compromisso com o sucesso dos clientes! Esta é a Equipe Gerencial!

2021 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual