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TogglePreço x valor: aprenda a diferença e não erre no momento de realizar a precificação de seu serviço!
Você sabe a diferença entre valor e preço? Entenda como esses conceitos influenciam na precificação final de seu serviço
Definir o preço de um serviço ou de um produto, é um dos principais requisitos que precisa ser considerado ao falarmos de capital de giro.
Isso se dá, pois, o preço escolhido é a base do lucro final e será por meio dele que sua empresa conseguirá bancar as despesas fixas e variáveis.
Contudo, é de suma importância que antes de definir qual será a precificação do serviço prestado, o empreendedor reconheça quais detalhes não podem ser esquecidos.
E saber que, as variáveis para estabelecê-lo vão além da consideração dos custos com materiais.
Saiba como realizar a precificação de modo preciso, que atraia lucros a sua empresa, acompanhando a leitura desse artigo.
O que é a precificação dos serviços e produtos?
É fato que colocar preços em um serviço é uma função desafiadora, pois podemos colocar em questão vários motivos que podem influenciar no preço final.
Contudo, há circunstâncias que não podem ser esquecidas nesse momento, como, por exemplo, a análise dos preços de seus concorrentes e a margem de lucro.
Desse modo, o prestador de serviços ou a empresa não deve pensar apenas em cobrar um preço menor, pois isso não atingirá o lucro e não será suficiente para pagar gastos e despesas.
Por outro lado, encarecer de modo excessivo um serviço também não é recomendável, de modo que sua concorrência esteja cobrando um valor menor e poderá ser a escolha para alguns clientes.
Mas, você deve estar se perguntando, qual a melhor forma de precificação?
Para responder a essa questão é preciso reconhecer que o preço da venda deve ser calculado de maneira minuciosa, pois além de sua mão de obra, é necessário envolver fatores externos do mercado, como a procura por aquele produto ou serviço atualmente.
Se seu serviço for substituível, seu cliente poderá optar pelo serviço mais barato, ou vice e versa.
Entenda mais sobre os custos e precificações de sua prestação de serviços, acessando a postagem abaixo:
Valor x Preço: qual a diferença entre eles?
Sabia que os conceitos de preço e valores são distintos um do outro? Para entender isso, é necessário mencionar que o preço considera os fatores citados acima, como produção e preços de materiais para realizar a atividade. Já o valor será contado a partir da maneira como os clientes enxergaram seu serviço.
No entanto, os dois acabam se complementando, uma vez que, ao cobrar um preço baixo, seu serviço será vendido mais vezes, porém, para públicos diferentes dos que iriam comprar seu serviço se ele ter um valor mais alto.
Ao compreender esse conceito fica mais fácil de relacionar o valor à precificação de seu serviço, pois em resumo, tudo dependerá de qual é seu público-alvo.
Considere os custos de seu serviço
De modo geral, os prestadores de serviços devem considerar a ampla variedade dos custos ao planejar sua operação.
Desde salários dos funcionários, caso tenha, até despesas com seguros e marketing, é importante ter uma compreensão clara de todos os custos envolvidos para garantir a saúde financeira de seu negócio.
Contudo, saber quais são essas despesas irão ajudar no momento de realizar a precificação de seu serviço. Veja a seguir algumas despesas que podem influenciar no preço final:
- Salários dos funcionários: se sua empresa tiver funcionários, é necessário colocar salários dos funcionários como um dos maiores custos para um prestador de serviços. Isso inclui salários regulares, horas extras, férias e décimo terceiro salário;
- Aluguel: se, você, prestador de serviços, mantém uma localização comercial, o aluguel desse espaço é outro custo importante a ser considerado;
- Insumos e equipamentos: coloque em questão todos os materiais, equipamentos e outros insumos necessários para fornecer seu serviço com qualidade. Isso incluirá papel, tintas, ferramentas, equipamentos de escritório, entre outros;
- Despesas fixas: esses são os custos mensais e fixos que devem ser pagos para manter o funcionamento do negócio, como, por exemplo, energia elétrica, água, impostos, entre outros;
- Seguros: considerando serviços que precisem de seguros de responsabilidade civil, seguro de veículos e outros tipos de seguros, pois eles são necessários para proteger o negócio contra possíveis perdas, e devem ser reconhecidos como influência do preço de seu serviço;
- Treinamento e desenvolvimento: investir em treinamentos é uma forma de melhorar a qualidade de seus serviços prestados e se manter sempre atualizado;
- Marketing e publicidade: se você investe em campanhas de marketing e publicidades para atrair novos clientes e manter a presença do negócio no mercado, também deve ser considerado no momento de realizar a precificação;
- Taxas e licenças: as taxas e licenças regulatórias, como taxas de inscrição e licenças de funcionamento, são outros custos que devem ser levado em conta.
Tenha consultoria especializada
Agora que você já sabe a importância de precificar seus serviços de forma a enquadrar todos os requisitos necessários, e reconheceu a diferença entre valor e preço de venda, já pode começar a definir o valor de seu serviço.
Apesar disso, saber calcular essas questões pode ser complexo e burocrático, uma vez que pensará em despesas e custos.
Com isso, ter ajuda especializada, como a de uma contabilidade, pode ser uma opção viável no momento decisivo.
Nós, da Gerencial, oferecemos uma consultoria de gestão que pode auxiliar seu negócio a efetuar a precificação.
Entre já em contato e saiba como isso pode ser realizado da melhor maneira possível!
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