Saiba agora como fazer uma gestão financeira para o terceiro setor

Gestão financeira

Compartilhe nas redes!

Gestão financeira para o terceiro setor – Confira como fazer e a importância para o funcionamento do projeto

Saiba de uma vez por todas como realizar uma gestão financeira em um terceiro setor, a fim de estabilizar a instituição  

É de saber geral que a sociedade vem se dividindo em diversos setores com o intuito de organizar projetos comunitários. Por meio deles foram surgindo sindicatos, projetos sociais, ONGS (Organizações Não Governamentais), entre outros que trabalham diretamente com o terceiro setor.

Contudo, as instituições comunitárias do terceiro setor não tem fins lucrativos, ou seja, organizações que visam o de apoio a pesquisas e educação, podemos dar como exemplo, o Sesi, Senai, Sesc, entre outros da rede.

Atualmente esse segmento vem crescendo cada vez mais, e com isso, é indispensável que haja uma gestão financeira eficiente para melhores resultados.

O que muitos não sabem é que para executar uma boa gestão financeira é preciso reconhecer seu conceito e o que trabalhar em cima dela para alavancar as finanças de sua instituição. 

Pensando nisso, separamos nesse artigo, algumas dicas e informações que vão mostrar a importância de ter um planejamento financeiro e como deve ser realizado. Confira.

Em que consiste a gestão financeira do terceiro setor?

A gestão financeira de uma organização, como qualquer outra empresa, é formada por uma boa administração e um planejamento eficiente, ambos são considerados com base nos investimentos recebidos.

Com isso, é preciso entender quais são os valores arrecadados, as despesas fixas e variáveis de manutenção, e quanto será investido para sua expansão. 

Lembrando que o terceiro setor procura diminuir as desigualdades socioeconômicas da sociedade em sua volta, e pretende se responsabilizar socialmente com cada um, levando direitos de dignidade aos cidadãos.

E para o funcionamento desse setor ser de fato eficiente, ter uma gestão financeira estruturada é fundamental, no entanto, há algumas questões a serem levantadas. 

Principalmente ter uma assessoria de sucesso para desenvolver sua instituição, é só conferir clicando no link abaixo:

Como ter uma gestão financeira no terceiro setor?

Ao trabalhar a gestão nas organizações sem fins lucrativos, é preciso compreender que sua estruturação será um pouco diferente de uma gestão financeira de empresas convencionais. 

Será necessário lidar com questões sociais como, causas, projetos sociais, visão de igualdade, entendimento das questões sociopolíticas, voluntariado, entre outros. 

Saber realizar a junção desses conceitos com a gestão pode parecer um tanto quanto complexo, porém, com ajuda e estudo a tarefa pode acabar sendo mais fácil. 

Veja abaixo alguns pontos importantes para organizar uma gestão financeira do terceiro setor de maneira assertiva.

  • Administração

Como já dito anteriormente, a administração é um dos principais requisitos para qualquer desenvolvimento gestacional, e garantir que essa função esteja bem estruturada é excepcional. 

Dessa maneira, é preciso ter controle sobre as movimentações financeiras da instituição, e com isso, desenvolver recursos, efetuar os pagamentos das despesas, ter um bom planejamento financeiro visando um curto e um longo prazo, e ter em mente quais os objetivos da organização.

E para manter a administração de forma clara e objetiva o gestor pode se questionar em alguns pontos:

  • Quais os objetivos da organização?
  • Como pretendem contribuir com a sociedade?
  • Como será possível captar recursos e quais serão as fontes?
  • Quais são as despesas que mantêm a funcionalidade da instituição?
  • Há situações que podem interferir nas metas e objetivos? Quais?
  • Adquirir recursos

Para ter uma gestão financeira de sucesso no terceiro setor deve haver captação de recursos.

Como citado a cima, é preciso reconhecer quais são os meios de captação, uma vez que estamos tratando com uma instituição sem lucro.

Desse modo, entender quais são os vários meios de captação e quais cenários podem impactar os resultados desse ganho é imprescindível. Veja:

  • Saiba quais são as fontes;
  • Separe os valores arrecadados de poder público e os que não são;
  • Crie estratégias para financiar os projetos através de doações.
  • Planejamento financeiro

Compreendendo que a gestão financeira desse setor precisa de um planejamento a curto e longo prazo, estruturá-lo é fundamental para o funcionamento da instituição.

Analisar e organizar trará grandes resultados que podem mudar os rumos da organização, além de constituir para tê-la em funcionamento em qualquer situação.

À vista disso, colocar no planejamento quais os possíveis momentos que podem desestabilizar o terceiro setor e quanto será necessário arrecadar para mantê-lo em pé, é um dos passos mais importantes.

Ter um fundo de emergência é indispensável e pode ser uma saída importante em casos de crise, como, por exemplo, a pandemia de COVID-19.

Garanta que os processos estejam em dia, tal como os pagamentos das despesas institucionais, fora isso, procurar meios que ajudem na organização da gestão é um diferencial.

Dica extra: conte com um suporte especializado

Entender a complexidade da gestão financeira em um terceiro setor, leva ao gestor procurar meios de facilitar o procedimento, como um suporte de uma empresa contábil.

E pensando nisso, nós, da Gerencial, queremos auxiliar sua instituição da melhor forma possível. 

Acreditamos na importância dos terceiros setores, e trabalhamos visando o crescimento significativo de cada um.

Além disso, contamos com um suporte especializado em contabilidade para terceiro setor, sendo um diferencial de nossa empresa.

Entre já em contato com nossa equipe e saiba como podemos realizar de forma efetiva a gestão financeira da organização.

ENTRE AGORA EM CONTATO E TENHA O MELHOR SUPORTE PARA A GESTÃO FINANCEIRA DE SEU TERCEIRO SETOR

5/5 - (2 votes)
Summary
Saiba agora como fazer uma gestão financeira para o terceiro setor
Article Name
Saiba agora como fazer uma gestão financeira para o terceiro setor
Description
Gestão financeira para o terceiro setor - Confira como fazer e a importância para o funcionamento do projeto. Leia o artigo e saiba de tudo!
Author
Publisher Name
Gerencial Contábil
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
A gestão financeira existe para todos os setores da economia.…
Cresta Posts Box by CP
Gerencial Banner 003 Page 0001 - Escritório Gerencial de Contabilidade